domingo, 20 de outubro de 2013

jogos pedagógicos

DOMINÓ DAS CORES
Descrição: Este material é feito em madeira, medindo 4 cm de comprimento, 9 cm de largura e 1 cm de espessura. Cada peça possui duas cores. A pintura é feita com tinta lavável
Fonte: Laboratório de Educação Especial “Prof. Ernani Vidon”, Unesp, Marília, SP.
Facilita  a nomeação das cores, a discriminação visual e a correspondência um a um. As peças ampliadas permitem melhor manuseio aos alunos com dificuldade de preensão. O material pode ser higienizado devido a tinta lavável.

 


QUEBRA CABEÇA DE CUBOS
Permite trabalhar com a percepção visual,  preensão e discriminação de figuras (parte/todo). Cada parte do cubo apresenta uma figura, sendo possível montar 6 desenhos diferentes. O manuseio do cubo foi idealizado para a coordenação com ambas as mãos (bimanual). Indicado para alunos que apresentam distrofia muscular. Por ser  um material leve, não é recomendado para alunos com paralisia cerebral do tipo atetóide, que apresentam movimentos involuntários. No caso desses alunos, seria recomendado cubos mais pesados.
Descrição: Este quebra-cabeça é feito de caixa de papelão, em formato de cubo, plastificado e com aplicação de figuras.



FONTE:
Brasil. Secretaria de Educação Especial.    Portal de ajudas técnicas para educação: equipamento e material pedagógico para educação, capacitação e recreação da pessoa com deficiência física: recursos pedagógicos adaptados / Secretaria de Educação Especial - Brasília: MEC: SEESP, 2002, fascículo 1.   

Um comentário:

  1. Ótimas dicas Maria! Jogos que podemos confeccionar e que podem contribuir muito para o desenvolvimento dos nossos alunos.

    ResponderExcluir