DOMINÓ DAS CORES
Descrição: Este material é feito em madeira, medindo 4 cm de
comprimento, 9 cm de largura e 1 cm de espessura. Cada peça possui duas cores.
A pintura é feita com tinta lavável
Fonte: Laboratório de Educação Especial “Prof. Ernani
Vidon”, Unesp, Marília, SP.
Facilita a nomeação
das cores, a discriminação visual e a correspondência um a um. As peças
ampliadas permitem melhor manuseio aos alunos com dificuldade de preensão. O
material pode ser higienizado devido a tinta lavável.
QUEBRA CABEÇA DE CUBOS
Permite trabalhar com a percepção visual, preensão e discriminação de figuras
(parte/todo). Cada parte do cubo apresenta uma figura, sendo possível montar 6
desenhos diferentes. O manuseio do cubo foi idealizado para a coordenação com
ambas as mãos (bimanual). Indicado para alunos que apresentam distrofia
muscular. Por ser um material leve, não
é recomendado para alunos com paralisia cerebral do tipo atetóide, que
apresentam movimentos involuntários. No caso desses alunos, seria recomendado
cubos mais pesados.
Descrição: Este quebra-cabeça é feito de caixa de papelão,
em formato de cubo, plastificado e com aplicação de figuras.
FONTE:
Brasil. Secretaria de Educação Especial. Portal de ajudas técnicas para educação:
equipamento e material pedagógico para educação, capacitação e recreação da
pessoa com deficiência física: recursos pedagógicos adaptados / Secretaria de
Educação Especial - Brasília: MEC: SEESP, 2002, fascículo 1.
Ótimas dicas Maria! Jogos que podemos confeccionar e que podem contribuir muito para o desenvolvimento dos nossos alunos.
ResponderExcluir