O Papel do Professor do A.E.E
Para ser professor da sala de recursos multifuncionais é necessário ter curso de pós- graduação e ou cursos de formação continuada e de aperfeiçoamento indicados para essa formação, onde os professores ampliarão seus conhecimentos em conteúdos específicos do A.E. E como: comunicação aumentativa e alternativa, sistema Braille, orientação e mobilidade, soroban, ensino brasileiro das línguas de sinais-LIBRAS, A.V.A (atividade de vida autônoma),atividades cognitivas entre outros, habilitando esse profissional para melhor atender alunos com deficiências/ TGD (transtorno global do desenvolvimento)/Altas Habilidades/ Superdotados.
O professor do A.E. E tem como objetivo primordial promover condições para a inclusão dos alunos que frequenta a sala de recursos em sua trajetória acadêmica para atuar com autonomia na escola e em outros espaços de sua vida social. Suas atribuições são de fundamental importância para o desenvolvimento de suas ações.
Dentro de suas atribuições este profissional elabora e executa o plano de A.E. E, acompanha a funcionalidade e aplicabilidade dos recursos pedagógicos e de acessibilidade etc.
Cabe ao professor do A.E. E identificar, elaborar, produzir e organizar serviços,recursos pedagógicos, de acessibilidade e estratégias, considerando as necessidades específicas dos alunos de forma a construir um plano de atuação para eliminá-las.(MEC/SEESP-2009), para a construção desse plano se faz necessário um estudo de caso detalhado sobre o aluno através de observações na sala de aula do ensino regular e demais espaços escolar; realizar entrevistas com professor e familiar; fazer avaliação psicopedagógica para identificação da problemática e resolução do problema.
O estudo de caso é de fundamental importância para direcionar as ações na resolução do problema, ele propõe ações em parceria com professores e familiares, serviços de saúde, assistente social e outros, com base nesses dados se elaboram e executam o plano de A.E. E, este plano deve ser constantemente revisado e atualizado, buscando sempre o melhor para o aluno, definindo o tipo de atendimento, os matérias que deverão ser produzido e atividades a serem desenvolvidas na sala de recurso e de ensino regular com os professores e demais profissionais da escola para promover a proposta inclusiva.
O plano de A.E. E deve buscar sempre o melhor para o aluno,reconhecer as suas necessidades e habilidades para a partir desses dados traçar um melhor plano de atendimento atendendo assim suas particularidades.